SOBRE CABO VERDE

 

Situação Geográfica de Cabo Verde

A República de Cabo Verde é um arquipélago localizado a 455km da costa ocidental africana, é constituído por dez ilhas e oito ilhéus, divididos em dois grandes grupos consoante a posição face ao vento alíseo do nordeste: i) Grupo de Barlavento, que integra as ilhas de Santo Antão (754 Km2), São Vicente (228 Km2), Santa Luzia (34 Km2), São Nicolau (342 Km2), Sal (215 Km2), Boa Vista (622 Km2) e os ilhéus Raso e Branco e, ii) Grupo de Sotavento que integra as do Maio (267 km2), Santiago (992 km2), Fogo (477 km2), Brava (65 km2) e os ilhéus Secos ou de Rombo.
As ilhas são de origem vulcânica sendo a maioria montanhosa. A ilha do Fogo, onde se encontra o vulcão com o mesmo nome, ainda activo, apresenta o pico mais alto medindo 2 882 metros e a rara paisagem de praias de areia negra. Outros pontos do país altos situam-se na ilha de Santo Antão - Topo de Coroa, com 1 979 metros e em Santiago - o Pico de Antónia com 1 373 metros. As ilhas do Sal, Boa Vista e Maio são planas e são as ilhas onde se encontrar grandes extensões de praias de areia branca que contrasta com o azul intenso do mar e às vezes matizado em vários tons de azul.
Devido à sua situação geográfica, Cabo Verde integra o grupo dos países do Sahel e por isso apresenta um clima árido e semi-árido, quente e seco, com escassa pluviometria e uma temperatura media anual de 25ºC. A época das chuvas situa-se normalmente entre Julho e Outubro, muitas vezes com alguma irregularidade e períodos consideráveis entre uma chuva e outra.

 

Historia

A história refere que a descoberta de Cabo Verde se deu no século XV, mais precisamente em 1460. A colonização portuguesa começou logo após a sua descoberta, sendo as primeiras ilhas  a serem povoadas as de Santiago e Fogo. Para incentivar a colonização a corte portuguesa estabeleceu uma carta de privilégio aos moradores de Santiago do comércio de escravos na Costa da Guiné. Em Ribeira Grande – Santiago - estabelece-se a primeira feitoria  Foi estabelecida uma feitoria em Ribeira Grande - Ilha de Santiago, que serviu ponto de escala para os navios portugueses e para o tráfego e comercio de escravos que começava a crescer por essa época.  Mais tarde, com a abolição da escravatura e com condições climáticas poucos favoráveis, devido à sua situação geográfica, o país começou a dar sinais de fragilidade e entrou em decadência tendo uma economia pobre e de subsistência.

No século XX, a partir da década de 50, começam a surgir os movimentos libertação e independentistas um pouco por todo o continente africano. Cabo Verde vinculou-se à luta pela libertação da Guiné. Em 1956, Amílcar Cabral fundou em Bissau o Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC). Em 1973, um ano antes da Revolução dos Cravos em Portugal, Amílcar Cabral é assassinado. A 19 de Dezembro de 1974 foi assinado um acordo entre o PAIGC e Portugal, instaurando-se um governo de transição em Cabo Verde, Governo esse que preparou as eleições para uma Assembleia Nacional Popular. A 5 de Julho de 1975 proclamou-se a independência do país, considerado na altura após por muitos como um país inviável, devido as suas próprias fragilidades. Em 1991, o país conhece uma viragem na vida politica nacional, tendo realizado as primeiras eleições pluripartidárias, instituindo uma democracia parlamentar.

 

Economia

Com a inexistência de recursos naturais, e com uma posição estratégica entre os três continentes, Cabo Verde definiu o turismo e a prestação de serviços, com particular destaque para os serviços portuários e aeroportuários, como pilares essenciais do seu desenvolvimento. País altamente dependente das importações, incluindo dos produtos petrolíferos, Cabo Verde tem desenvolvido a sua agricultura, essencialmente para consumo interno, apesar dos efeitos da seca. A exploração dos recursos marinhos constitui também uma forte componente da economia caboverdiana. Assim sendo, os serviços constituem 80% do PIB, a agricultura 11% e a Industria e energia 9%. O PIB per capita situa-se em 2130$ (2006). A remessa dos emigrantes e a ajuda externa ao desenvolvimento são outras componentes importantes do sector económico de Cabo Verde.  Em 35 anos de independência, Cabo Verde tem conhecido progressos consideráveis como por exemplo no crescimento do Produto Interno Bruto. As taxas de crescimento real do PIB têm sido em media 5.7% por ano entre 2000 e 2005 e a taxa de crescimento, segundo dados de 2006 de 10.8%.

 

População

Os dados do Censo de 2010 mostram que 491.875 pessoas vivem em Cabo Verde, sendo que a população de 0 a 17 anos corresponde a 39% desta população (191.329 crianças e adolescentes), um número considerável em termos proporcionais da população, tendo haja vista que outros países de renda média têm entre 25 e 30% da população nesta faixa etária. A população de crianças em Cabo Verde é dividida da seguinte maneira: 70.132 crianças de 0 a 6 anos; 85.502 crianças de 7 a 14; e 35.695 crianças de 15 a 17 anos.

Cabo Verde possui uma população jovem, com média de idade de 26,2 anos, com grande parte dela na faixa dos 15 aos 19 anos. A população feminina é praticamente igual à masculina, com 50,5% e 49,5%, respectivamente.

Segundo o Instituto Nacional de Estatísticas, a grande maioria da população de Cabo Verde (61,8%) mora hoje nas cidades, mostrando uma tendência comum nos países de rendimento médio que é a migração das áreas rurais para as áreas urbanas. No ano 2000, a população nas áreas urbanas correspondia a 47,8% da população do país, já em 2010, a maioria da população de Cabo Verde está nas áreas urbanas (61,8%); entretanto, em 16 dos 22 Concelhos de Cabo Verde a população rural é proporcionalmente maior do que a urbana20. O Concelho com maior população, e praticamente toda sua população tida como zona urbana (97,1%), é Praia (aproximadamente 132 mil pessoas), com quase o dobro da população do segundo Concelho mais populoso que é São Vicente com 76 milhabitantes, e também onde 92,5% da população está na área urbana. Retirando-se estes dois concelhos, quase 62% da população de Cabo Verde ainda reside em zonas rurais. O Concelho com menor população é Tarrafal de São Nicolau, com um pouco mais de cinco mil pessoas.

Entre 2000 e 2010, o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de Cabo Verde passou de 0,500 para 0,534. Em comparação com a média dos países da África subsaariana, Cabo Verde tem tido sempre um dos melhores desempenhos no IDH. Essa melhoria acompanha o progresso que Cabo Verde tem atingido em várias frentes, quer na alfabetização, quer na garantia do acesso aos cuidados primários de saúde e aumento da esperança de vida.

Fonte do texto:  http://www.un.cv/sobrecv.php

Bem-vindos à AMICV

LICENÇA  Nº 0009 (Decreto Lei nº57/2010, de 6 de Dezembro)

Somos uma empresa especializada na Mediação Imobiliária.

Estamos  integrados  num  projecto  inovador, que dispõe  de  várias  valências   na   Área   Imobiliária,  nomeadamente   na Gestão  e Administração  de    Apartamentos,    Direito    Empresarial, Predial, Notariado e  Bancário.

Tendo como principal objectivo a prestação de um serviço de qualidade que se destaque do actual panorama imobiliário, conta com profissionais experientes, com uma formação diferenciada a garantir os melhores  negócios,  devidamente  assessorados.

Trabalhamos com uma diversificada carteira de investidores pelo que todas as nossas intervenções na Medição Imobiliária são caracterizadas pelo máximo sigilo, a fim de garantir as melhores condições de mercado.

Temos uma rede comercial devidamente estruturada e adequada a área de negócios em causa.

Independentemente do valor e negócio, não hesite em contactar-nos pois cada Cliente merece da nossa parte a mesma dedicação e atenção, possuímos em Carteira a solução à medida de cada um.

Imóveis em Destaque

Testemunhos

Joomla Module OT Testimonial powered by OmegaTheme.com

 

Sua satisfação é nosso propósito, na AMICV, procuramos sempre colocar o seu interesse acima de tudo. Venha conhecer-nos, garantimos um atendimento de excelência.

Nossos Serviços

Redes Sociais

Contacto Rápido

© 2016 AMICV. Todos os Direitos Reservados. Designed By Itecweb.com.cv